domingo, 19 de junho de 2011

VOZ

Provavelmente você já está sabendo do que os bombeiros do Rio têm passado, e se você não sabe, sugiro que se informe um pouco mais. Estava falando sobre isso com uma pessoa, e ela me disse o seguinte: "Mas é contra a lei que bombeiros, policiais, etc., façam greves e manifestações deste feitio". Ao ouvir isso, fiquei impressionada com a falta de liberdade que as pessoas têm de expressar suas opiniões e revindicar suas necessidades, em um país que se diz democrático.


E não é apenas com eles que acontece isso não, pois muitos outros grupos lutam por seus direitos e lutam para ter voz. Muitas vezes, na escola onde estudo, eu e meus colegas fomos obrigados a aceitar certas situações no melhor estilo ditadura. Não sou do tipo de aluna que apronta e depois acha que está certa não. 


Tenho o maior respeito pelos meus professores, e gosto de estudar, de saber e me informar. Porém, há certas vezes em que precisamos engolir cada sapo. . . Já houve manifestações na minha escola, onde reivindicamos a não saída de dois professores queridos por nós, aos quais não foi conferido um motivo plausível para sua demissão. 


Saímos todos das salas, erguendo cartazes e cantando nossas preferências, e o resultado foi: não só a demissão dos professores, mas também um longo sermão e um castigo para todos que tivessem participado de tal "ato rebelde".



Estava andando ontem no centro da minha cidade, São Carlos-SP, e um cara me deu um panfleto a respeito de uma marcha que iria ocorrer no mesmo dia em prol da liberdade de expressão. Gostei bastante da ideia, e me dispus a ir e a defender que cada um possa ao menos abrir a boca para dizer o que sente. Porém, infelizmente, (e fiquei triste mesmo, pois isso nunca ocorre na minha cidade) não pude participar por motivos maiores. Mas não deixo de divulgar e de incentivar que se faça isso cada vez mais, e se você tem vontade de promover algo assim, chame seus amigos, colegas e conhecidos, que compartilhem da mesma opinião que você e use da internet para tal divulgação. Nessas horas, ela é uma ótima ferramente a ser explorada.



Não tenho uma opinião formada a respeito da liberação das drogas, mas achei muito importante o governo ter permitido que esses dias ocorresse a marcha da maconha, pois assim como todos que não são a favor podem se expressar, os que são também podem, porque uma coisa é deixar que as pessoas tenham opiniões diversas, e outra bem diferente é conceder o que pedem. Precisamos nos respeitar e nos ouvir!


E faço questão de deixar meus parabéns e meu respeito a todos que lutam pelo RESPEITO e pela VOZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário