sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

" A N. Senhor Jesus Cristo com atos de arrependimento e suspiros de amor".

Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
É verdade, Senhor, que hei delinquido,
Delinquido vos tenho, e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.


Maldade, que encaminha a vaidade
Vaidade, que todo me há vencido,
Vencido quero ver-me e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.


Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me abraços,
Abraços que me rendem Vossa luz.


Luz, que claro me mostra a salvação,
A salvação pretendo em tais braços,
Misericórdia, amor, Jesus, Jesus!
                                        (Gregório de Matos)


Soneto muito bonito do Gregório de Matos, que o professor de português, Ben-Hur, nos passou na aula de hoje a respeito do Barroco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário